O que são startups?

Se você não se escondeu em uma caverna pelos últimos muitos anos, você já ouviu falar de startups, esse termo é absurdamente abrangente e se direciona a um nicho específico de estratégia de gestão empresarial. Talvez você até tenha uma boa noção do que é uma startup, mas quanto disso é estereótipo formado por uma “moda” e quanto é de fato um conceito sólido?

Ok, por mais que pareça óbvio, o que é esse trem de startup?

A verdade é que essa pergunta não é tão simples de responder, isso não é verdade apenas para esse termo, assim como para maioria dos termos abrangentes que existem.

Resumindo: startups são entidades com objetivo principal de crescimento acelerado, elas também são marcantes no âmbito que estão começando da palavra “start”up, mas sinceramente isso depende do que você considera começando.

Normalmente, startups são empresas com seu próprio CNPJ ou semelhante atuando com a meta de crescer de forma acelerada, contudo nada impede que uma startup seja alguma coisa diferente disso. Um exemplo seria uma ONG que atua de forma semelhante a uma empresa startup. Até dá para dizer que uma empresa de grande porte sem nenhuma característica de startup pode ter uma (mini) startup dentro de si, um exemplo disso pode ser as áreas de P&D(Pesquisa & Desenvolvimento), por que não seriam chamadas de startups(internas)? Tá… O que eu acabei de fazer foi desconstruir o conceito bastante estereotipado da startup. Até por que isso é muito mais do que alguns jovens juntos com camisa de malha e calça de brim, Startup é um método de gestão empresarial, uma estratégia ou até mesmo (forçando a barra) uma filosofia.

Após abranger, vamos especificar.

Quais são as características de uma startup? (Isso é uma simplificação minha, com interpretação própria, usando como base o livro Lean Startup)

Resumindo Startups em 3 características base:

Mercado Incerto; Inovação; Crescimento acelerado.

Digerindo cada uma delas:

Mercado incerto → Aqui observamos justamente o quão incerto é o mercado de atuação da startup. Por exemplo, o mercado de mineração é um mercado bastante sólido, então quando se pensa numa empresa que trabalha nele pode se dizer que provavelmente não é uma startup. Importante notar que isso não impede inovação nesse mercado, aí entra o próximo tópico.

Inovação → É simples, aqui se observa o quão disruptivo é a solução dessa instituição. A verdade é que a maioria das startups são inovadoras da sua própria maneira, mas é importante pontuar, nem toda startup é ou precisa ser inovadora/disruptiva. Principalmente é interessante firmar o fato que dá para ser inovador sem ser disruptivo, dá para inovar sem tentar inventar a roda.

Crescimento acelerado → Isso é quesito mais comum entre as startups. Isso quer dizer basicamente que um dos maiores objetivos da empresa é fazer a curva do taco de Hóquei, ou seja crescimento acelerado e explosivo.

Essas são 3 características que startups normalmente apresentam, não necessariamente demonstram as 3 simultaneamente, mas podem demonstrá-las em momentos diferentes ou mesmo demonstrar apenas uma delas sempre. É claro que a mais comum dessas três características é a de altíssimo crescimento, sendo que esse altíssimo crescimento é uma característica comum nos empreendedores, normalmente confundida com ambição ou ganância, contudo isso é basicamente um requerimento mínimo para o ramo das startups. Se você quiser ser provocador e parecer esperto pode até afirmar que o mercado de startups incentiva a ganância e o crescimento descontrolado de ego dos empreendedores, e parcialmente você estará certo… Mas é uma perspectiva muito generalista e simplória.

É interessante para compreender melhor, de forma holística, uma startup específica tentar categorizar essa lembrando sempre das 3 características interdependentes das startups, o alto crescimento, a inovação e a incerteza..

Agora eu proponho um exercício, vou listar duas empresas e gostaria que você tentasse encontrar aquelas características dentro desses negócios.

Uber. Vale.

Ok essas foram algumas empresas, as diferencie e categorize, eu tenho alguns comentários e ponderações para fazer abaixo dessa coletânea de imagens sobre startups.

Uber: Essa empresa não atua em um mercado reconhecidamente incerto, na realidade a demanda por “caronas remuneradas e profissionais”, já estava muito bem estabelecida antes da Uber entrar em atuação(lembra dos quase finados Táxis?). Agora a Uber se categoriza fortemente no âmbito da inovação, sendo pioneira e criando uma forma mais simples de conectar as partes motorista e passageiro. Importante notar que eles foram e fizeram apenas uma grande disrupção inovadora, empresas inovadoras não precisam estar constantemente inovando, inovar uma vez e uma vez bem já é muito mais do que o suficiente. A empresa em questão com certeza em sua criação teve e talvez ainda tenha a perspectiva do crescimento acelerado.

Vale: A empresa não atua em um mercado incerto, pode até existir inovação no ramo do transporte ou na mineração de minérios, mas a Vale não se destaca ou tem isso como seu core business. Crescimento acelerado, eu não colocaria a mão na fogueira para dizer que uma das culturas mais fortes da vale foi e é o crescimento desenfreado e exponencial. Não categorizaria a empresa como uma startup, contudo não deixaria de existir uma possível área que atua na empresa como uma startup.

Pronto, agora você sabe reconhecer uma startup.

Essas 3 características foram colocadas no Livro Lean Startup, mas se eu fosse adicionar algumas mais seriam: Queima de caixa em troca de crescimento, busca por investidores para mantimento de crescimento, hustle culture, mesas de ping pong, workaholic, aptidão ao risco e por último, mas não menos importante tem a falta generalizada do lucro.

Uma coisa tem que ficar muito clara, ser uma startup ou não não tem nada a ver com a empresa ser boa ou ruim. Honestamente, uma empresa que não é startup tem chances muito maiores de dar certo. Startups são uma moda que surgiu e está diretamente correlacionada com a capacidade de queima de caixa de investidores buscando uma chance pequena de acertar. Não estou falando que esse estilo de empresa não está para ficar, estou falando para você ser crítico, até porque não existe almoço grátis(digo… Não existe mesa de ping pong e puff grátis).

Agora que você já sabe o que são startups basicamente, leia esse artigo e desista completamente de abrir uma startup.